Make Festas | Guia para Organização de Festas e Eventos | Serviços especiais para noivos

Área Restrita

 

Meu guia

Página Inicial -> Meu guia -> Planejando uma Festa Infantil

Gostou do guia? Quer compartilhar alguma dica para compor o Guia, entre em contato conosco!



Planejando uma Festa Infantil

Há pouco tempo atrás você sonhava com o nascimento do Bebê, sonhava com os preparativos para a chegada dele e agora alguns meses depois, já está na hora de organizar a primeira festinha de aniversário e dos próximos aninhos!

Você pode fazer uma grande festa em um Buffet infantil ou uma festa mais simples, em casa e para poucos convidados, mas igualmente emocionante.

A partir do momento em que você esboça uma lista de convidados na cabeça, seja ela mínima ou gigantesca, é uma boa pedida para evitar o estresse é montar um cronograma. É claro que, em algumas localidades pequenas, as pessoas às vezes conseguem preparar grandes eventos com apenas um mês de planejamento. O cronograma sugerido aqui, porém, prevê tudo com bastante antecedência. Não é exagero. Melhor imaginar por cautela, que você corre o risco de não encontrar prestadores de serviço disponíveis para a data escolhida se deixar tudo para ser feito em cima da hora (um risco real nas grandes capitais do país).

Então vamos começar:

De Oito a três meses antes:

  • Data e Horário

Escolha a data do evento e o horário. Lembre que em festas realizadas durante a semana ou feriados prolongados o número de convidados que comparecem é menor.

 

  • Lista de Convidados

Com o esboço da lista, defina a lista de convidados, crianças e adultos. Considere o que foi dito anteriormente, durante a semana ou feriados prolongados o número de convidados que comparecem é menor.

 

  • Local e Organização

Antes de decidir o local e quais os serviços que serão contratados, defina qual é seu orçamento disponível para a realização da festa.

Defina o local onde será realizada a festa, que pode ser em locais específicos ou na sua própria casa. Considere que se for fazer num Buffet infantil ou Salão de festas você deverá fazer a reserva com no mínimo dois meses de antecedência.

 

- Festa em Buffet Infantil

Lembre-se sempre de fazer no mínimo três orçamentos e considere os itens abaixo:

•  A capacidade de convidados que a casa suporta;

•  Brinquedos que a casa oferece (ou serviço de buffet);

•  Quantidade de alimentos e bebidas por pessoa e variedade. Se possível peça uma degustação;

•  Serviços extras como animação e monitores;

•  Peça fotos de outras festas realizadas pelo Buffet;

•  Solicite um contrato onde esteja escrito tudo o que foi acertado ao contratar o serviço;

 

- Festa em casa ou salão de festas.

No caso da festa em casa você poderá contratar os serviços de Buffet a domicilio ou fazer você mesma. Caso seja realizado em Salão, não se esqueça de reservar com antecedência!

Considere a capacidade do espaço disponível, se suporta a quantidade de convidados definida na sua lista e a colocação de brinquedos e espaço para recreação, animadores, pista de dança, etc.

Não se esqueça de considerar os itens listados acima para o serviço de Buffet a domicílio.

Se você mesma fará a organização da festa não esqueça de comprar todas as coisas da festa, como copinhos, pratinhos, garfinhos, balões, guardanapos, acessórios para decoração, painéis, personagens e também brinquedos para animar as crianças.

 

  • Alimentação

O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e/ou criativos.

Se optar por um Buffet infantil, deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.

Se a festa for feita em casa, deverá ter em conta a quantidade de salgados e doces. Existem muitas pessoas que fazem doces modelados e bolo com os personagens do tema da festa.

Se o orçamento está curto faça você mesma. Escolha três ou quatro variedade de doces e salgados e congele, aqui vão algumas dicas:

Em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade irá variar em função do horário da festa e do público previsto.

Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, devem oferecer uma refeição, em geral, uma massa com opção de molho ou duas massas cada uma com um molho diferente e uma salada simples e também salgadinhos durante o resto da festa;

Se a festa ocorrer à tarde, você pode oferecer salgadinhos variados em quantidades maiores que o normal.

Hoje em dia o que está na moda é montar deliciosas mesas de guloseimas variedades em cores e sabores que enchem os olhos das crianças. Além de deixar uma bela ornamentação em sua festa (veja estes produtos com uma distribuidora especializada com festas).

Quantidades para cada ocasião: Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o número de adultos será menor. Já no final de semana, deverão comparecer um maior número de adultos.

 

Festa à tarde:

- CRIANÇAS: 8 salgados, 4 docinhos, 6 copos pequenos de refrigerante.

- ADULTOS: 9 salgados, 5 docinhos, 7 copos pequenos de refrigerante.

 

Festa em horário de refeição:

- CRIANÇAS: 1 prato de massa, 4 salgados, 3 docinhos, 6 copos pequenos de refrigerante.

- ADULTOS: 1,5 pratos de massa, 5 salgados, 5 docinhos, 7 copos pequenos de refrigerante.

Sugestões

Quantidade de opções de salgados: 4 a 6.

Quantidade de opções de docinhos: 3 a 4.

Quantidade de opções de bebidas: 3 (2 refrigerantes e 1 água mineral).

 

  • Animação de Festa

O tipo de Animação está diretamente relacionado com a idade dos convidados.

Por outro lado, é sempre importante ter música no evento, e dessa maneira não só agradar especialmente as crianças, mas também os adultos.

Se o serviço de Buffet que você contratou não oferece o serviço de animação, você precisa contratar um profissional. Você poderá alugar uma piscina de bolinhas, cama elástica ou salão fashion. Contratar animadores, palhaços e monitores.

Faça brincadeiras, como estourar bexigas, dança das cadeiras, vivo ou morto, estatua, ou providenciar uma mesa com muitos desenhos para colorir, massinhas, giz de cera e etc.

Você pode também contratar um profissional que faça Caricaturas que pode servir como lembrança para os convidados!

 

  • Planejamento do Roteiro da Festa

A festa dura em média 4 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, exceto nos casos de festa ser direto da escola. A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos (pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica, etc). A próxima etapa seria a da apresentação do teatrinho ou qualquer outra atração contratada. Em seguida vem a etapa dos Parabéns. Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e ai não pode faltar à entrega das lembrancinhas e também do agradecimento pela presença.


Três meses antes:

  • Escolha do tema da festa

1° aninho

Para as Meninas Jardim encantado e Casinha de Boneca lideram a preferência. Já os Meninos é o Circo, a preferência por ele deve-se ao fato de ser muito colorido alegre e rico em personagens.

Dica: Como o seu filho (a) ainda é pequeno, escolha temas Baby e coloridos, que isso encanta o Bebê.

 

A partir dos 3 a 4 anos

Seu filho já começa a dar dicas dos seus personagens favoritos como Backyardigans, Personagens da Disney Baby, Anjinho, Moranguinho Baby, Branca de Neve, Cinderela, Princesas Baby, Pequena Sereia, Sininho, Turma da Mônica, Hello Kitty, Lilica Ripilica entre outros.

 

Acima dos 5 anos

Seu filho já está com idade para fazer escolhas, então converse com ele para decidir o tema da festa como Ben 10, Bob Esponja, Meninas Super Poderosa, Betty Boop entre outros.

 

  • Convites e Lembrancinha

Se o serviço de buffet não oferece lembrancinhas e convites pesquise em site empresas que vendem estes produtos. Existem muitas opções e variedade no mercado inclusive sites que vendem online ou até mesmo você mesmo pode preparar.

Considere sempre em mandar fazer algumas lembrancinhas a mais.

Já os convites, você deverá enviar no mínimo 15 dias antes da data da festa.

  

Dois meses antes:

  • Foto e Filmagem

Faça no mínimo três orçamentos em Foto e Filmagem. Se decidir por exibir vídeos em um telão verifique se o local da festa possui infra-estrutura e instalações adequadas.

 

De um mês a 15 dias antes:

Providencie a roupa do seu bebê para a festa! E comece a remeter o convite para amigos e familiares que morem em outras cidades, se for o caso. 
Faça uma conferencia no seu cronograma, para checar se tudo está contratado e definido, como Buffet, Decoração, Bolos e Doces, Salão, Locação de Brinquedos, Lembrancinha, Foto e filmagem e Convites.

 

15 dias antes

Distribua o restante dos convites.


2 dias antes

Se você contratou alguns profissionais, ligue para todos eles e faça uma espécie de “chamada geral”, garantindo que tudo está ok.

 

1 dia antes

Se a festa não for exceto a sua casa, deixe as lembrancinhas por lá na véspera. E também as bebidas para gelar caso seja necessário. No dia da festa deve ser Só alegria, por favor! Tenha na cabeça que você fez direitinho tudo o que estava ao seu alcance e, portanto, se algum pequeno imprevisto acontecer, relaxe. Se você não curtir com seus convidados esse momento tão gostoso, preocupada com tudo e com todos na hora H, irá se arrepender. Portanto, entre de cabeça no clima de felicidade e cante parabéns para o seu filho (a) com muito ânimo. Você e ele merecem!

 

Fonte:

http://www.guiadefestasvaledoaco.com.br

http://www.guiainfantil.com.br

http://www.conhecendoseubebe.com.br

http://www.festinhadeaniversario.com.br

http://www.e-familynet.com

Make Festas


Voltar


Desenvolvimento: Tecmedia Internet Design

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Make Festas.